Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior (UEM/IFMS)
Ana Cláudia Marini da Silva (UEMS)
Desde o Século XIX, escritores brasileiros já sublinhavam a necessidade de formação de críticos literários em nosso país. Com o advento da modernidade, autores que publicavam em jornais seus ensaios críticos acerca de arte e literatura apresentavam indícios de progresso em relação a questões do nacionalismo literário e cultura brasileira. Essas problematizações delinearam o início da historiografia da crítica literária brasileira, pois demonstravam a relevância do estabelecimento do pensamento crítico dos leitores brasileiros e seu anseio por autonomia a fim de deslindar nossa literatura. Ao discorrermos sobre as “vozes brasileiras” dos críticos especializados em literatura, devemos nos posicionar desde o início do século XX até o século XXI, ou seja, apreciar as reflexões pioneiras de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, explorando os apontamentos de intelectuais da segunda metade do Século passado, como Alexandre Eulalio, Augusto Meyer, Antonio Candido e Otto Maria Carpeaux. Após o estabelecimento deste alicerce crítico tão competente, devemos levar em consideração as produções de críticos mais conhecidos atualmente no cenário literário, como Davi Arrigucci Jr., Silviano Santiago, Benedito Nunes e João Alexandre Barbosa, bem como as estudiosas Leyla Perrone-Moisés, Flora Süssekind, Luiza Lobo, Eneida Maria de Souza, Regina Zilberman e Zila Bernd, que representam décadas de estudos sobre as obras literárias brasileiras. Ocorre que, em uma época marcada por um cenário reconhecido por Henry Jenkins (2009) como “Cultura da Convergência”, as atividades críticas literárias brasileiras caracterizam-se pela multiplicidade de sua atuação, abordando obras de diversas nacionalidades, transpassando por diversos gêneros literários, por meio de diversos canais e suportes, fazendo emergir novas personalidades críticas. Vemos, então, um enriquecimento da fortuna crítica brasileira, hospedada tanto em livros e artigos científicos quanto nas mais diversas plataformas disponíveis no ciberespaço. Portanto, este simpósio pretende discutir o trabalho crítico de pesquisadores brasileiros, que promovem um espectro múltiplo e variado de temas literários, resultando numa memória coletiva que preserva a continuidade na reimpressão e circulação de publicações de obras literárias, estendendo a novos leitores o acesso à leitura crítica. Para tanto, interessa-nos discussões que tratam da crítica literária brasileira, considerando o mais completo leque de diversidades, como gêneros literários ou suportes e plataformas de comunicação. Também serão bem-vindos trabalhos que apontem a crítica literária brasileira em torno das interações construídas entre essa arte com outras mídias e diversas outras artes, como quadrinhos, games, filmes, seriados etc., e outros gêneros literários híbridos, sem perder o compasso com a leitura crítica e análise teórica dessas produções contemporâneas.
Palavras-chave: crítica literária, literatura, cultura da convergência.