Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame (Faculdade Integrado/Campo Mourão)
Contar histórias é uma prática importante para a promoção da leitura e do acesso ao universo literário. Na proposição deste minicurso objetivamos oferecer experiências de contação de histórias, ampliação do repertório de histórias, por meio de diferentes recursos, o ateliê tem o intuito de valorizar a contação de histórias entre acadêmicos, professores, profissionais da educação e aqueles que apreciam a Literatura Infantil. Tomamos por base mediações que possibilitam enriquecer a arte de contar histórias com gestos, objetos e estratégias adequadas ao espaço e público onde a literatura for contada. Ao refletir e vivenciar possibilidades de contar e encantar o ouvinte, uma contação de histórias requer considerar que a arte de contar histórias não se constitui em um desdobramento ou em uma estratégia para ler e contar histórias, ideia que poderia sugerir independência, como algo que se faz secundariamente à Literatura Infantil, enquanto uma de suas inumeráveis possibilidades, defendemos que a contação de histórias é uma possibilidade de fazer valer a função da Literatura Infantil. Diante destes aspectos, a arte milenar de contar histórias encanta crianças, jovens, adultos e idosos, deve, portanto, ocupar a condição de encantamento do universo literário. Tratar demediações e possibilidades para atuar como contador de histórias demanda pensar na escolha da história e dos recursos necessários ao imaginário, a fantasia e a viagem ao mundo da leitura. Nesta perspectiva, a proposta deste minicurso visa dialogarmos com as seguintes questões: por que gostamos de ouvir e contar histórias? Por que algumas nos acompanham ao longo de nossas vidas? Como e quando elas podem ser usadas? Quais histórias contar? Enfim, este minicurso propõe uma fantástica viagem ao mundo da leitura. A ementa consiste em uma breve descrição dos aspectos teóricos e práticos da contação de histórias. Contação de histórias e a formação do leitor. Reconto de histórias e possibilidade de contação de histórias. A atividade deste ateliê tem por base o anseio de indicar estratégias, tentativas e possibilidades de contar histórias que pense a Literatura Infantil como capaz de mediar o universo literário. Durante as três horas e meia destinadas ao minicurso, serão utilizadas como metodologia: estratégias de contar histórias, dinâmicas, indicações de leitura e contações de histórias para diferentes contextos.
Palavras chave: literatura infantil, contação de histórias, mediação.