Marcele Aires (UEM)
Jefferson Campos (FAMMA)
Tratar do universo de produções multisemióticas que, na contemporaneidade, podem ser adjetivadas como poétic@s: eis o escopo do presente simpósio. Por um lado, entendemos a noção de poétic@ como tensão ou pulsão do artístico no tempo presente. De outro, partimos do pressuposto de que o cenário de des/re/construção do sujeito no tempo presente, nas suas rupturas com as representações concretas e realistas apegadas ao passado e a decadência do significante verbal – enquanto corolário da produção artística – são a base sociocultural e filosófica que instigam a prática de produzir linguagem na sua forma mais plena: a poética. No prefácio de Cromwell (1827), Victor Hugo repete seus antecessores ao afirmar que a poesia completa está na desarmonia. Entendemos que, em tal conjuntura, o dizer e o dizer-se no âmbito das relações humanas encontram nas redes sociais um espaço privilegiado para consolidar a tarefa de produzir sentidos sobre si e sobre o mundo na trama da interatividade espaço-temporal, o que, certamente, é um convite às experimentações artísticas (literárias ou não). De fato, importa observar que a atualidade pede a urgência de entrelaçamentos entre os distintos rizomas expressivos, sejam eles relacionados à oralidade, à música, à manifestação escrita ou até mesmo à representatividade do corpo. Sinônimo seria evocar João Cabral, em “Tecendo a manhã”: “Um galo sozinho não tece uma manhã: / ele precisará sempre de outros galos. / De um que apanhe esse grito que ele / e o lance a outro”. Por este motivo, são discussões pertinentes a este simpósio as reflexões e os estudos: a) das (trans)figurações e configurações da literatura, assim como as peculiaridades de suas formas de circulação nas redes sociais; b) das condições de produção do fazer artístico no ciberespaço; c) das características linguístico-discursivas da multisemiose como forma notadamente em crescimento na produções poéticas no ciberespaço; d) dos discursos sobre as poéticas contemporâneas, dentre outras abordagens que permitam vislumbrar as experiências poétic@s contemporâneas produzidas ou em circulação pelo ciberespaço.
Palavras-chave: poéticas contemporâneas, experiências, redes sociais.