Mônica Luiza Socio Fernandes (UNESPAR)
Wilson Rodrigues de Moura (UNESPAR)
Este simpósio é um espaço para reflexões e discussões sobre as relações entre a literatura e outras formas de manifestações artísticas. O estudo comparativo entre artes e obras literárias, fundado na relação interartística, tem se apresentado de forma eficaz quanto à capacidade de envolver e seduzir o leitor, constituindo o ponto inter-relacional para o diálogo entre obras literárias, na perspectiva da intertextualidade, bem como entre a literatura e outros sistemas semióticos artísticos. Atualmente é notório o avanço do conhecimento por meio da inter-relação entre as mais diversas áreas das ciências e, por conseguinte, das artes. Não menos consensual é o entendimento de que não se pode perder de vista que as coisas, os seres são um todo, de cuja relação integrada e interacional depende a plenitude de sua existência. Nesse sentido é que se pode afirmar que as mais diversas manifestações artísticas, guardadas suas especificidades, permitem-se dialogicidades múltiplas consubstanciadas em proximidades e diferenças. Os olhares múltiplos, muitas vezes sobre os mesmos temas, possibilitam leituras diversas e pertinentes que se ampliam e se iluminam à medida que se estabelecem os confrontos.Nestes termos, importa-nos as propostas que privilegiam a literatura como uma das instâncias de reflexão e, a partir desse centro de interesse, focalizam as relações que se podem estabelecer com outras linguagens, num pensamento complexo que, ao envolver outras referências, transcende os limites de um campo específico. Para tanto, é importante o exercício de pensar a linguagem literária ultrapassando seu domínio, num imbricamento que também é atualizado pelas práticas sociais e pelas manifestações dos mais diversos âmbitos. Valida a proposta a metodologia comparatista, que pode ser entendida como uma vertente multididisciplinar, pois permite o intercâmbio entre diferentes áreas e domínios. Dessa forma, valoriza e flexibiliza tanto a tradição quanto o que é novo e evita a rigidez de fronteiras que pode culminar no isolacionismo da área literária. Além disso, se firma enquanto perspectiva que condiz com uma nova forma de entender as representações perpassadas pela mescla de culturas, resultando em reflexões mais abrangentes e articulações necessárias à tentativa de captar a multiplicidade da existência humana, considerando as necessidades básicas do homem em busca da compreensão de si e do outro.
Palavras-chave: literatura, artes, diálogos.