INTERSECÇÕES E CONFLUÊNCIAS ENTRE O MAL, O INSÓLITO E O GROTESCO NA LITERATURA E EM OUTRAS LINGUAGENS

Jhony Skeika (UEL)

Miréia Vale (UEL)

 

A proposta deste simpósio é verificar as possíveis relações entre as configurações do mal, do grotesco e do insólito, dentre outras categorias próximas e pertinentes a elas, no âmbito da literatura e outras linguagens artísticas, apontando algumas investigações que permitem buscar essas convergências. Georges Bataille, em A Literatura e o Mal (1989), faz um estudo cuidadoso sobre a figuração do Mal, analisando a produção de autores como Blake e Sade. Bataille (1989, p. 47) ressalta que “Há em todo homem, a todo momento, duas postulações simultâneas, uma na direção de Deus, outra na direção do Satã. A invocação de Deus, ou espiritualidade, é um desejo de subir de grau: a de Satã, ou animalidade, é uma alegria de descer”. Pensando nisso, interessa-nos refletir sobre como o mal pode ser figurado e construído em textos literários, picturais, cinematográficos, etc., seja na postura de personagens, seja na abordagem temática, considerando suas possíveis e incontáveis manifestações. Por sua vez, considerando o posicionamento de Wolfgang Kayser (O grotesco, 1986, p. 56), o grotesco é outro elemento que, imerso no vasto e misterioso terreno por onde transita o insólito, apresenta-se como uma proposta estética em que há “a mescla do heterogêneo, a confusão, o fantástico e é possível achar nelas até mesmo algo como o estranhamento do mundo. Mas falta uma coisa: o caráter insondável, abismal, o interveniente horror em face das ordens em fragmentação”. Assim, acredita-se nas intersecções e confluências entre as noções de mal, grotesco, insólito, monstruoso, satírico, absurdo, além do próprio aspecto fantástico/surreal que pode permear as construções artísticas. Especificamente, entende-se que essa abordagem pode figurar uma proposta literária que perpassou a produção de autores de diferentes épocas e contextos, como Shakespeare, Goethe, Hoffmann, Baudelaire, Poe, Kafka, Antonin Artaud, Augusto dos Anjos, Álvares de Azevedo, entre outros tão significativos quanto. Pensando nisso, este simpósio gostaria de contar com a colaboração de trabalhos que pretendam refletir e analisar tais elementos na construção de textos de expressão artístico-literária, considerando os possíveis diálogos teóricos entre literatura, filosofia, psicanálise, ciências sociais, além de estudos de teatro, cinema, fotografia, artes plásticas e outras áreas do conhecimento.

Palavras-chave: mal, grotesco, insólito.