Devalcir Leonardo (UEM/UNESPAR)
Camila Hespanhol Peruchi (UEM)
O objetivo deste espaço de estudo é problematizar a recepção do texto dramático e do teatro em sua materialidade cênica. Para aprofundar esta recepção partiremos das transformações ocorridas no âmbito da sociedade moderna, especificamente a partir da revolução francesa e da revolução industrial. O teatro assim como o romance (LUKÁCS, 2009) passou por profundas transformações em sua forma e conteúdo. Para Peter Szondi, em Teoria do drama moderno (2001), o drama tem sua origem no Renascimento e sua crise no Naturalismo. O drama caracterizado como “absoluto” terá como princípio as relações inter-humanas, pautando-se no diálogo. Entretanto as transformações ocorridas na sociedade moderna extirparam o diálogo como forma de representação, as relações são marcadas por níveis profundos de alienação. A crise do “drama absoluto” será revelado em obras como de Ibsen, Tchékhov, Strindberg, Maeterlink e Hauptmann. Pois Szondi faz um exame sistematicamente do confronto entre as formas do drama e os novos conteúdos que as obras tentam assimilar. A crise se encontra na separação do sujeito e do objeto, culminando, principalmente pela impossibilidade do diálogo e pela emersão do elemento épico. Outras estéticas irão apresentar novas formas de superar essa crise como o teatro político de Piscator, o teatro épico de Bertold Brecht. E dramaturgos como Bruckner, Pirandello, Eugene O’Neill, Thornton Wilder e Arthur Miller. Portanto, neste simpósio, receberemos trabalhos que problematize a questão da crise do drama moderno na literatura dramática estrangeira e nacional. Acolheremos, assim, estudos das diversas correntes teóricas, críticas, histórico-filosóficas e analíticas relacionadas à dramaturgia fundamentadas nas concepções de SZONDI (2001), SARRAZAC (2012) ROSENFELD (2006) e WILLIAMS (2002). No Brasil será dada ênfase aos textos teatrais que representaram momentos de possíveis rupturas entre forma e conteúdo: no período do Brasil colônia à república. Do chamado teatro moderno aos pós-dramáticos. Além de pesquisas sobre o texto teatral – literatura dramática – nos interessamos, também, por trabalhos que gravitem no campo das artes e que estudem, portanto, as relações diretas ou indiretas estabelecidas entre o teatro e o cinema ou entre o teatro e a música, por exemplo. Ou seja, o simpósio também receberá pesquisas que se debrucem sobre o teatro e sua relação com outras mídias. Acolheremos, ainda, pesquisas que objetivam estudar o teatro a partir de sua relação com outras disciplinas tendo em vista o potencial valor interdisciplinar do texto teatral que favorece diálogos com as mais diversas áreas do conhecimento, como História, Filosofia, Sociologia e Ensino. Esta última, quando relacionada ao teatro, tem culminado em novas experiências de ensino-aprendizagem em sala de aula que também nos interessam.
Palavras-chave: literatura dramática, história e sociedade, intermidialidade.