Resumos - Letras

ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO

Letras – Resumos

 

CONTRIBUIÇÕES ADVINDAS DO PIBID: O TRABALHO COLABORATIVO COMO FATOR DE RELEVÂNCIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL
Lara Luiza Oliveira Amaral
Liliane Neves Lima
Gabriela Scheleski Domingues Ramos
Eduardo Belló
Marileuza Ascencio Miquelante

SABER E TRANSPOSIÇÃO: O ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS NA MODALIDADE ESCRITA
Valéria Sanches Fonseca

ENTENDENDO MELHOR AS DCE: DE BAKHTIN AO ISD DE BRONCKART
Ana Claudia Santos Dalla Corte
Edcleia aparecida Basso

UMA ANÁLISE DO CÕMICO COMO ESTRATÉGIA DE SUBVERSÃO E RESISTÊNCIA NO ROMANCE PÓS-COLONIAL SMALL ISLAND 2004 DE ANDREA LEVY
Érica Fernandes Alves

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS- PROFESSORES DE INGLÊS: UM OLHAR PELO VIÉS DA PESQUISA-AÇÃO
Josimayre Novelli Coradim

A ARTICULAÇÃO/DESARTICULAÇÃO DO PLANO TRABALHO DOCENTE PTD COM O LIVRO REGISTRO DE CLASSE E O RESULTADO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sara Cristina Romeiro
Miriam F. Miglioli Teixeira

AS PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA REVISÃO DO PROFESSOR
Adriana Beloti
Shirlei Aparecida Doretto

GÊNERO REPORTAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Samara Batista dos Reis
Renata da Silva Davantel
Adriana Delmira Mendes Polato
Neil Armstrong Franco de OIiveira

A REPRESENTAÇÃO DA MALANDRAGEM EM MACUNAÍMA E ÓPERA DO MALANDRO
Adriele Gehring

MACUNAÍMA: UM ESTUDO DAS DIFERENÇAS TEXTUAIS ENTRE A RAPSÓDIA E SUA ADAPTAÇÃO TEATRAL
Adriele Gehring

GÊNERO NOTÍCIA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE A COPA DO MUNDO
Cássio Henrique Ceniz
Elizabeth Labes

UM OLHAR CRÍTICO A RESPEITO DA OPRESSÃO FEMININA PRESENTE EM DOIS CONTOS DO SÉCULO XIX
Jefferson dos Anjos
Suzelaine dos Santos Vieira
Érica Fernandes Alves

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE DECORRENTE DO EVENTO EPIFÂNICO NO CONTO “A MENSAGEM” DE CLARICE LISPECTOR
Maiara Cristina Segato

GÊNERO DIGITAL: UMA ANÁLISE DO FÓRUM ONLINE
Déborah Caroline Cardoso Pereira Rorrato

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS-PROFESSORES DE UM CURSO DE LETRAS
Ana Claudia da Silva Roseira
Josimayre Novelli Coradim

A PRESENÇA DO ELEMENTO GÓTICO NO ROMANCE O MORRO DOS VENTOS UIVANTES DE EMILY BRONTE
Márcia André Ramos
Patricia Thais da Silva Donatão
Maiara Rodrigues
Érica Alves

CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO PARA O ENSINO DE LEITURA: UMA ANÁLISE DO GÊNERO TIRA
Itatyana Senger Specalski
Elizabeth Labes

PRODUÇÃO INICIAL: UMA FERRAMENTA NORTEADORA DO ENSINO DE LÍNGUAS PELO MÉTODO SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Sarah Caroline A. Anselmo
Fernanda Smak de Lara
Marileuza Ascencio Miquelante

PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NORTEADA PELO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Sarah Caroline A. Anselmo
Suzelaine dos Santos Vieira
Marileuza Ascencio Miquelante

O SONHO INFANTIL EM A MAIOR FLOR DO MUNDO, DE JOSÉ SARAMAGO
Rafaela Sefrin de Góis
Mônica Luiza Socio Fernandes

A LITERATURA E O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: O GÊNERO POEMA
Adailton Almeida Barros
Maiara Rodrigues
Érica Fernandes Alves

CRUZ E SOUSA E O ESPECTRO DAS CORES
Adailton Almeida Barros
Mônica Luiza Socio Fernandes

O SIMBÓLICO EM YOUNG GOODMAN BROWN, DE NATHANIEL HAWTHORNE
Andressa Oliva de Souza
Érica Fernandes Alves


O MITO DE ÍCARO SOB UMA PERSPECTIVA COMPARADA: A TEMÁTICA DO SONHO DO VOO
Andressa Oliva de Souza
Mônica Luiza Socio Fernandes

O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Gabriela Lasta
Jéssica Paiva da Silva
Neil Armstrong Franco de Oliveira

RELAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE ARTES: POESIA RETRATO, DE CECÍLIA MEIRELES E PINTURA AS VELHAS, DE GOYA
Laís Maykielen de Carvalho Luiz
Mônica Luiza Socio Fernandes

A CEGUEIRA FÍSICA E PSICOLÓGICA NO CONTO CATHEDRAL, DE RAYMOND CARVER
Marcus Vinícius Bernardo Lima
Belíssar Alves Mormelo
Érica Fernandes Alves

ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA: CRENÇAS DE PROFESSORES EM PRÉ-SERVIÇO
Marcus Vinicius Bernardo Lima
Josimayre Novelli Coradim

O GÊNERO JORNALISTICO CARTA DO LEITOR NA PRÁTICA DA SALA DE AULA
Juceléia Maikely Scarabel
Letícia Muniz Lima
Adriana Delmira Mendes Polato
Neil Armstrong Franco de Oliveira

O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO JORNALÍSTICO ENTREVISTA
Karla de Oliveira Lopes
Luciane Tavela Ribeiro
Neil Armstrong Franco de Oliveira

O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO COMO INSTRUMENTO AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E À FORMAÇÃO DA CAPACIDADE ARGUMENTATIVA
Jéssica Paiva da Silva
Sandra Souza
Neil Armstrong Franco de Oliveira
Adriana Deumira Mendes Polato

A VINGANÇA DE ADOLFO DE CAMINHA À CIDADE DE FORTALEZA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE NATURALISTA A NORMALISTA
Maiara Rodrigues
Patrícia Thais da Silva Donatão
Wilma dos Santos Coqueiro

A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA NO ROMANCE ORGULHO E PRECONCEITO DE JANE AUSTEN
Elaine Apª G. Moreira
Márcia André Ramos
Érica Fernandes Alves

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A CONTRIBUICAO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES
Aline Cristina Fernandes
Mitalli Mielle Menezes Médice
Marileuza Ascencio Miquelante

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Taís Fernanda Moraes
Thaís Regina Bueno da Rocha
Adriana Delmira Mendes Polato
Neil Armstrong Franco de Oliveira

DA VIDA PARA A ESCOLA, DA ESCOLA PARA O MUNDO: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES PARA O LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Edcleia Aparecida Basso
Diogo Heron Macowski
Belíssar Alves Mormelo
Adriele Carolini Waideman
Vanusa Nascimento Braguetto

A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE BURGUESA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX NO ROMANCE A MORENINHA, DE JOAQUIM MANUEL DE MACEDO
Lidio Zschornack
Wilma dos Santos Coqueiro

FRAMES E QUADROS MENTAIS: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA PARA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Pedro Augusto Pereira Brito

LEXICOGRAFIA E ENSINO: METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE ENTRADAS, ARQUITETURA E REFLEXÕES SOBRE O USO DE DICIONÁRIO EM SALA DE AULA
Adilson do Rosário Toledo

LITERATURA E ESPAÇO URBANO: REGISTROS POÉTICOS DE MARIO QUINTANA SOBRE A CIDADE DE PORTO ALEGRE
Mônica Luiza Socio Fernandes

CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÂO CONTINUADA DO PROFESSOR/PDE NA PRÁXIS DE LÍNGUA INGLESA
Soraia Teixeira Sonsin

A POSIÇÃO/LUGAR DE SUJEITO DO PROFESSOR PDE: DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DO PROGRAMA
Elizabeth Labes

ESPAÇOS HOMOSSOCIAIS E IDENTIDADE: UM ESTUDO DA FICÇÃO NATURALISTA E PÓS-MODERNA
Jobede P. Rodrigues
Wilma dos S. Coqueiro

O PIBID/LÍNGUA INGLESA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Érica Fernandes Alves
Marileuza Ascencio Miquelante

QUEM É O PROFESSOR DE INGLÊS QUE DEFORMAMOS? SEU DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E AS BASES DE CONHECIMENTO NECESSÁRIAS A SUA PRÁTICA
Celia Carrião Jasnievski

A SUPERVISÃO EM PROJETO DO PIBID: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO – PR
Janislei A. Dala Rosa Silva
Edina do Sacramento
Adriana Delmira Mendes Polato
Neil Armstrong Franco de OIiveira

A CRISE NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: EVASÃO ESCOLAR
Miriam F. Miglioli Teixeira
Juliana Margarida Siqueira
Amanda Cristina Silva

A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM LÍNGUA INGLESA NUMA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Renata Bertoli Ludwig
Edcleia Aparecida Basso

RESSIGNIFICAÇÕES DO AGIR DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ENSINO COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS
Maria Izabel Rodrigues Tognato
Marileuza Ascencio Miquelante

O DIÁRIO DE LEITURAS COMO UM INSTRUMENTO POSSÍVEL DE DESENVOLVIMENTO PELA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS
Maria Izabel Rodrigues Tognato

O BILDUNGSROMAN BRASILEIRO DO SÉCULO XXI E A EXPRESSÃO DAS MINORIAS
Wilma dos Santos Coqueiro

O GÊNERO DISCURSIVO CRÍTICA: OBJETO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lucas Cristian da Silva
Caroline Adriana Mendes Burach
Adriana Delmira Mendes Polato
Neil Armstrong Franco de OIiveira

A RELEVÂNCIA DO SUBPROJETO PIBID DE LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Rosinalva Ordonia da Silva
Marileuza Ascêncio Miquelante

OS CONTOS DE FADAS E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO
Angela Aparecida Gonçalves Oliveira
Mônica Luiza Socio Fernandes

 

Publicado em 29/08/2013

Anais do V Enieduc - Encontro Interdisciplinar de Educação - ISSN 2175-4195